

revista de poesia e poética
Txon é chão em crioulo. txon é uma revista transdisciplinar anual dedicada à poesia e poética afro-luso-brasileira, sobretudo em língua portuguesa e em kriol, variante da língua cabo-verdiana. Um espaço para expressão, partilha e colaboração entre vozes poéticas plurais, inéditas e publicadas, em que privilegiamos a relação da poesia com a permanente conversa cosmopolita do mundo: para lavrar um chão comum enraizado na memória e projetar uma visão a partir do ângulo exato para viver.
No âmbito da txon, entendemos poesia como uma arte inseparável do processo de criação, isto é, da construção poética. E, se a atividade poética faz o poema, publicamos materiais que evidenciem esses diferentes modos e meios pelos quais poetas e artistas comunicam poesia. Publicamos, ainda, trabalhos de pesquisa, especializada e não especializada, que problematizem o que está convencionado e, nessa medida, sejam poéticos, inspiradores.
São publicados poemas, prosa poética, ensaios, textos para teatro, letras de canções, traduções, artigos, objetos artísticos, interartísticos, intermediais e etnopoéticos. No caso de querer submeter um trabalho, de poesia e/ou ensaio, pode fazê-lo de 21 de março a 31 de agosto, através do nosso email. Analisamos materiais em língua crioula, galega, portuguesa e noutras línguas africanas e indígenas, assim como artigos e ensaios das Artes, Humanidades e Ciências Sociais.
Eu percebo uma preocupação muito grande com a qualidade e eu percebo também uma preocupação em democratizar a cultura, a arte, quando vão para a praça por exemplo e qualquer um pode pegar no microfone e recitar um poema…
Antónia Môsso
livreira e professora universitária cabo-verdiana
